O que houve com meu blog antigo E outras reflexões.
BLOG

O que houve com meu blog antigo? E outras reflexões.

Quando eu comecei o Dedicaria.com (hoje jenifercruuz.com) tinha uma única ideia na cabeça: ajudar quem estava querendo assumir os cachos com dicas de produtos e receitas. Até aí tudo lindo, divino e maravilhoso. Mas como sou muito inquieta e não consigo manter uma ideia fixa por muito tempo. Acabei por observar em volta o que estava acontecendo no mundo dos blogs e canais de videos de beleza.

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Sobre o excesso de publis entre os “influenciadores”

E é aí que me deparo com milhares de videos e conteúdo de blogs patrocinados! Não que isto seja ruím! E jamais seria hipócrita em dizer que negaria fazer  jabá em troca do meu conteúdo (longe disso!). Mas gente, tá chato de ver! Até de pesquisar porque dá a sensação de que que você/eu (leitora/espectadora) somos tontas. E não sabemos que esse povo todo tá ganhando pra fazer propaganda. São raras as pessoas iluminadas que sinalizam um post/vídeo como ‘publi’ nessa internet. Aí fica difícil acreditar na opinião sobre o produto mesmo confiando muuuito naquele ser que tá ali falando.

Longe de mim saber o que é certo ou errado para todos. Mas na minha humilde opinião não solicitada: acho que as marcas fazerem enxurradas de publis, tira um pouco a credibilidade.
Confesso que já não sigo quase ninguém. Pois meu intuito era de fato saber a opinião sincera sobre determinado produto para só assim depois comprá-lo.

A influência das marcas nas nossas escolhas

A única reflexão que deixo é: Até que ponto as marcas podem nos influenciar para o bem? Pois nem sempre aquilo que a  blogueira preferida fala sobre tal produto, a gente pode confiar. E estou incluindo a minha pessoa nesta história, óquei?! Afinal, quando a gente expõe a nossa opinião para outras pessoas à respeito de produtos, acabamos incentivando o consumo. Mesmo que não seja esta a intenção.

meus produtos de cabelo
Esses eram meus produtos há uns 2 anos atrás 

A representatividade importa sim!

Jamais desmerecendo a resistência que está sendo cravada todos os dias. Por todos que, sem exceção, de alguma forma postam fotos, frases e dicas de como cuidar dos cachos/crespos. Pois quando uma imagem de reforço positivo sobre a estética crespa/cacheada é publicada, alguém sempre se sentirá representado!
Graças à essa galera, hoje posso ver uma mãe tipo 4c (veja aqui qual é a curvatura do seu cabelo) com sua filha no supermercado com produtos para seus cabelos no carrinho à preços super acessíveis. Pois a indústria ouviu nosso apelo. E hoje estamos há muitos anos luz do que era na minha infância, em relação à produtos para nossos cabelos. Mas é sempre muito bom lembrar que, a indústria descobriu como nos ganhar!

A mesma indústria que nos ouve, nos quer dependentes

Mas não nos enganemos, tomemos muito cuidado com esta indústria que nos atendeu. Pois a mesma também quer nos manter dependentes de um consumo desenfreado.

Um celular é lançado à quase cada seis meses. E um produto de cabelo está sendo lançado quase na mesma velocidade. E os blogs e canais de videos que antigamente eram fontes de opinião, se tornaram em sua maioria, propagandistas. E a pergunta que fiz à mim mesma antes de recomeçar o blog: A gente realmente precisa de tanto produto?

E quando comecei o blog estava com a ideia de resenhar produtos apenas por gostar demais de frequentar perfumarias. E saber das novidades como consumidora mesmo. Mas percebi que minha situação como blogueira ia ficar caótica e totalmente contraditória ao ritmo de consumo aqui em casa. Estou diminuindo e muito, principalmente nos produtos para cabelos que já não estavam mais cabendo num único espaço! Estava até fazendo planos para comprar uma estante para colocá-los como decoração mesmo, sabe? Ir usando e repondo num ciclo vicioso e infinito que não iria acabar nunca!

Acredito que tudo na vida precisa ser medido e ponderado. E se ao final da soma estiver nos prejudicando, precisa ser cortado! E esta regra vale para hábitos, coisas e pessoas!

Os novos rumos do blog 🙂

O blog vai sim continuar falando de produtos para cabelos! Mas, jamais na mesma velocidade e com certeza em formato completamente diferentes! Vou incluir assuntos do meu dia a dia, vida doméstica que quem mora sozinha tem e muito! Vou falar também sobre como está sendo a diminuição do consumo aqui de casa.

E como está diretamente me afetando de uma forma muito surpreendente! Vida pessoal e muitas reflexões sobre o que achei deste longo período sem postar. Não quero de forma alguma causar qualquer tipo “influência” com minhas opiniões. Mas confesso que à partir de agora vou tentar deixar as tais “influências” de lado. Mas isto já é assunto para um outro dia.

 

Oi, aqui falo sobre assuntos que eu gosto, beleza, estilo de vida e um pouquinho de moda também. Espero que o conteúdo te agrade! Entre em contato comigo pelas minhas redes sociais também!

1 thought on “O que houve com meu blog antigo? E outras reflexões.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.