BLOG DICAS

Por que NÃO Instalar Disqus.com no seu Blog

Por que não quero mais saber do disqus.com

Um ótimo motivo para não instalar sistemas externos de comentários é a falta de flexibilidade para retornar ao sistema nativo da plataforma do blog. Há pouco tempo havia falado sobre problemas que estava tendo com os comentários aqui do blog. Sempre tive vontade de ter blog no wordpress.org. E com isso aproveitar todos os recursos possíveis e imagináveis. E o disqus.com foi um deles com certeza.

Para quem não sabe, o disqus.com é um sistema externo de gerenciamento de comentários. Ele te ajuda à moderar os comentários e à respondê-los com mais facilidade. E para o usuário que faz os comentários, poder se conectar através de redes sociais. Até aí tudo são flores. Mas muita coisa deste recurso não é bem explicado para iniciantes como é o meu caso.

Da primeira vez que deu problema, foi por causa do próprio site que na hora de registrar o site, é muito confuso! Acabei registrando uns quatro perfis sem querer, e nisso dando uma confusão danada na hora de sincronizar com o blog. Quando perdi os comentários na primeira vez, foi porque na tentativa de deletar os perfis excedentes dentro do disqus.com acabei por deletar o perfil que estavam todos os comentários do blog. Entrei em contato com o suporte do site e eles conseguiram depois de muito custo e tempo voltar com os meus dados para a minha conta.

O disqus não permite exportar dados

Neste meio tempo, havia deixado um dos perfis que já tinha na minha para não perder os comentários. Pois bem, é aí que o drama começa. Quando isso aconteceu, meu raciocínio foi: agora que fiquei com dois perfis, eles conseguirão inserir tudo isso num local só. Ledo engano. Além de não poder fazer backup entre perfis da mesma conta, o disqus não permite fazer exportação dos dados para site nenhum. Ou seja, caso você se decida por instalar o disqus no seu blog, todo comentário feito através do serviço externo, não poderá ser feito backup e reinserido no sistema nativo de comentários da plataforma do seu blog. Todo comentário feito no site, será perdido. Sem choro nem vela amores…

E foi o que houve pela segunda e última vez por aqui. Testei o disqus por algumas semanas e antes mesmo de ter um tráfego maior, resolvi não mais seguir com este serviço não só pela sua falta de flexibilidade em relação à exportação de dados entre outros sites. Mas porque ele também me impossibilita de ter um posicionamento melhor nas buscas.

O disqus.com dificulta o crescimento blog

É bem simples de entender: quando usamos serviços externos de comentários, os comentários feitos no blog não aparecem no Google. Tanto o disqus quanto outros sites para comentários à grosso modo, não são compatíveis com SEO do Google. Assim dificulta e muito o posicionamento do blog nas buscas do Google.

Outra questão muito importante é que, quando alguém interage nos comentários de uma postagem, essa interação é considerada uma atualização dentro do blog e o Google reconhece essa atualização, mantendo o blog num bom posicionamento dentro das buscas. Assim o blog consegue um crescimento orgânico muito melhor. Claro que conteúdo relevante e de qualidade contam muito também. Mas usar o sistema de comentários nativo da plataforma do blog é muito importante.

Conclusão

Não vou seguir com o disqus, pois não quero passar de novo pela frustração de perder comentários que são a parte mais importante do blog na minha opinião. Não tem nada mais desagradável de ver um post que as pessoas se engajaram, se perder toda essa interação. E como aconteceu comigo, tento alertar outras pessoas em relação à estes sites que, não te dão muita opção caso queira desistir de usar estes serviços que não seja somente de perder seus dados sem maiores satisfações.

Portanto fica à critério de quem tem blog saber o que é melhor para o seu trabalho. Se é a facilidade que os sites externos trazem sem muito respaldo em relação à backups e possíveis desistências. Ou manter o sistema nativo sem muitos recursos, mas que pode trazer mais tráfego para o blog através dos mecanismos de busca.

14 thoughts on “Por que NÃO Instalar Disqus.com no seu Blog”

  1. Vou ser sincera, tem muito blog bacana que estava para seguir e comentar muitas vezes, porém desisti por causa do disqus. Não tinha paciência de criar outra conta só para comentar em determinado blog.
    Se a pessoa já tem uma conta do google que facilita o comentário em muitos blogs , isso só aumenta a propensão dela voltar naquele cantinho porque não é necessário um passo extra. Obrigada por pensar na gente 🙂

    Beijos!

    http://www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    1. Pois é! Por mais que eu tenha perdido alguns comentários (com dor no coração) preferi desistir do disqus.com. Ele é muito confuso pra mim e complicado para quem me visita!
      Obrigada pela visita! Beijos!

  2. Já tinha ouvido falar desse serviço, mas nunca tinha pesquisado a fundo.
    Muito obrigada por esse post, me esclareceu muita coisa.
    Amei o blog, já estou seguindo e vou voltar sempre.

    Beijão!

  3. Olá Jenifer tudo bem???

    Nossa gostaria de muito de migrar pro wordpress, porém não sei como fazer isso sem perder todo o conteúdo do meu blog =(

    Ainda não tinha parado pra pesquisar os prós e contras do disqus, mas depois de ler seu post não vou nem pensar em um usar!!!

    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    1. Debora, para migrar para o wordpress não é difícil, mas requer pesquisar bastante antes de migrar. No Youtube tem bastante material interessante que pode te ajudar! Eu era do blogspot.com e migrei há pouco tempo para o wordpress.org sem muita dificuldade!
      Beijos!

  4. Amei seu post, o primeiro que vejo falando sobre o assunto, nunca pensei em adicionar o disqus no site, até porque sofria para ficar me conectando quando comecei bloggar, porque não sabia como funcionava. Os comentários são super importantes em um site, então é bom evitar dor de cabeça!

    http://www.kailagarcia.com

  5. Amei seu post, o primeiro que vejo falando sobre o assunto, nunca pensei em adicionar o disqus no site, até porque sofria para ficar me conectando quando comecei bloggar, porque não sabia como funcionava. Os comentários são super importantes em um site, então é bom evitar dor de cabeça!

    http://www.kailagarcia.com

  6. Nossa, não sabia desses problemas todos. Pra mim, a maior dificuldade dos blogs que eu entrava era na hora de abrir a caixinha dos comentários e depois tudo bem. O pior é que os comentários influenciam muito no blog e se perder, faz uma falta danada.
    Que bom que decidiu não continuar, bom que evita dor de cabeça futura.
    Beijos

    1. Pois é Tayane! Acho que para quem comenta também dificulta um pouco. Fiquei foi muito triste em perder meus comentários isso sim! Ele nãos avisam nada antes de você instalar sobre isso. Mas é vida que segue!
      Beijos!

    1. Pois é Lulu! Sem contar que para quem instala no blog que foi meu caso, se você se arrepende, não pode salvar os comentários feitos no sistema. Vai de acordo com a necessidade que cada um precisa mesmo!
      Beijos!

Deixe uma resposta